Plano Participar e Incluir da FACED

Data de publicação: 5 de agosto de 2020. Categoria: Notícias

A comunidade da FACED tem a grande satisfação de divulgar o Plano Participar e Incluir, elaborado para o enfrentamento dos desafios educacionais no contexto da pandemia de COVID-19. Esse plano é fruto de um trabalho coletivo, permeado por muita dedicação e esforços de docentes, discentes e técnico-administrativos que, ao longo de mais de 3 meses, elaboraram esse documento. O debate coletivo e o confronto proativo de diversas ideias, anseios, propostas, entendimentos, sentimentos e necessidades foi intenso e se fez presente nas várias estratégias utilizadas para elaboração de princípios e ações basilares para a retomada das atividades acadêmicas da FACED. As estratégias citadas envolveram pesquisa sobre as condições de saúde, socioeconômicas, de acesso à internet, de realização do ensino com uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação de todos que compõem a comunidade da FACED. Também foram realizadas reuniões do Conselho Departamental, dos Colegiados dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, dos Colegiados Departamentais, de Comissões de Trabalhos Específicas, de Assembleias Estudantis promovidas pelo Centro Acadêmico Paulo Freire, de reuniões dos Técnico-administrativos e reuniões ampliadas com os três segmentos dessa Unidade Acadêmica. Por fim, destacamos os Debates Virtuais e Lives, que ocorreram em vários momentos, com o objetivo de discutir temas educacionais relevantes nesse contexto de pandemia. Todas essas ações não se findam com a consolidação escrita desse documento. Elas ainda seguirão durante todo o período de realização das atividades acadêmicas do semestre 2020.1. A atividade de planejamento é permanente e sua chama continua acessa quando estamos executando e avaliando o planejado. Nosso maior objetivo é: assegurar uma educação de qualidade, com igualdade de acesso dos estudantes e condições de trabalho docente. Continuemos alertas, ativos/as e com nossa criticidade aguçada para os próximos passos. Com gratidão e alegria, convidamos a todos/as à leitura desse documento e à apresentação de novas contribuições para o enfrentamento do desafio educacional nesse cenário de pandemia.

participar-e-incluir

ISSUU: https://issuu.com/facedufc/docs/fac_educa_-_ufc