Ateliê de pintura livre do Iprede: Arno Stern e a educação criadora na primeira infância

Resumo: Este projeto surge a partir do Projeto de Extensão Ateliê de Pintura Livre do Iprede: educação criadora na primeira infância, que integra o Programa de Extensão Ateliê do Iprede: educação e experiência estética no terceiro setor. Origina-se da parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e da Faculdade de Educação (FACED), e o Instituto da Primeira Infância (Iprede), buscando desenvolver a experiência estética no campo pedagógico na primeira infância. O objetivo maior do Ateliê de Pintura Livre em 2020 era construir um ateliê para a promoção e desenvolvimento da educação criadora através da pintura, tendo como referência o Closlieu do educador alemão Arno Stern, constituindo espaço de livre expressão e criação artística das crianças e adultos em extrema vulnerabilidade social. A pandemia da COVID 19 nos afastou do contato com as crianças, porém trouxe a possibilidade de realizar cursos de formação online diretamente com a arte-educadora Soraya Lucato, a pioneira nos estudos de Arno Stern no Brasil. No início de 2021 implementamos um Cloliê no Iprede sob sua supervisão e acompanhamento, porém novamente a pandemia nos obrigou ao trabalho remoto. Diante disso temos como objetivos compreender, por meio de grupo de estudos periódico, os ensinamentos de Arno Stern sobre a expressão plástica da criança e sua importância para o desenvolvimento na primeira infância; conhecer e aprofundar conteúdo sobre a Semiologia da Expressão e a Formulação e suas contribuições para o desenvolvimento infantil; observar e analisar o desenvolvimento plástico das crianças à luz dos ensinamentos da educação criadora de Arno Stern. O grupo de estudos contará com a participação de Soraya Lucato, fundadora do Cloliê (adaptação para o português) e da italiana Valentina Trentini, proprietária de um Closlieu em Valinhos (SP), o que vai preparar nossas equipes para o trabalho presencial quando finalmente pudermos estar com as crianças no Iprede.

PIBIC 2021-2022 (BOLSA UFC)

Coordenação: Luciane Germano Goldberg