A história da educação do Ceará em ambiente digital: uma investigação aos relatórios de governo, de 1896 a 1912

Resumo: Os ambientes digitais vem atraindo a atenção de pesquisadores em ciência humanas por ser encontrado dados que favorecem a investigação social. Nele são encontrados acervos digitais, hospedados em sítios em diversas plataformas da rede internacional de computadores, Internet, compostos de repositórios com diferentes temas literários e científicos de interesses múltiplos, a colaborar com novos entendimentos críticos do ponto de vista teórico, epistêmico e metodológico no âmbito da pesquisa acadêmica. A presente pesquisa se insere no campo da história da educação por pretender recompor a evolução do sistema de ensino cearense na primeira república no Ceará, tomando como referência o período de 1896 a 1912. O desenvolvimento será por meio da investigação no site Provincial Presidential Reports: Ceará, onde se pretende analisar os Relatórios de governos do período. Por meio dessa investigação é possível compreender criticamente a evolução da educação cearense na primeira república, principalmente no ciclo de governo Accyoli. Cada relatório localizado, serão identificados os trechos que abordam a questão da instrução primária e secundária. Cada trecho será transcrito, construindo-se um acervo digital por ano de publicação. A intenção desta pesquisa é localizar nos relatórios a evolução da escola primária e secundária no Ceará. Tomados como fonte histórica e de preservação da memória educacional, os documentos catalogados reservam informações e dados importantes sobre aspectos educacionais cearenses.

Coordenador: Prof. Ari Andrade