Oferta de bolsa de extensão (PREX) para o projeto de Mini PC com Linux educativo em escolas/Polo UAB, projetos acadêmicos e de gestão

Data de publicação: 20 de março de 2023. Categoria: Notícias

O Coordenador do Projeto de Extensão “Tecnopolítica Educativa: experimentação de novos modos de ensinar e aprender com as tecnologias digitais”, Prof. Dr. Alex Sandro Coitinho Sant’Ana (DEE/FACED/UFC), comunica que estão abertas as inscrições para uma (01) vaga de bolsista remunerado de extensão universitária pela PREX/UFC.

Atualmente o foco principal do referido projeto é na descaracterização de aparelhos de TV Box, apreendidos e doados pela Receita Federal do Brasil, o que significa, na prática, transformá-los em Mini PCs Educativos com Linux para apoiar ações educativas escolares e não escolares de diferentes naturezas educacionais, tais como  a revitalização de laboratórios de informática de escolas públicos e Polos UAB (EaD), iniciação à docência e inclusão digital de estudantes universitários e projetos acadêmicos e/ou de gestão.

O candidato precisa ter afinidade com a utilização de tecnologias digitais e o desejo de pesquisar, de buscar o conhecimento na internet, para que possa colaborar com as ações do projeto. Mediante essa atitude investigativa, deverá colaborar na produção de conteúdos digitais para fins de divulgação dos aplicativos e suas possibilidades de utilização, bem como na obtenção de relatos de experiência de usuários do Mini PC Educativo, sendo que posteriormente poderá ser coautor em publicações advindas deste fazer. O professor-coordenador do projeto orientará o estudante bolsista, o que significa que, de fato, basta ter afinidade com a informática e uma pré-disposição na busca de conhecimentos, o que envolve a capacidade de iniciativa.
Maiores informações estão disponíveis no edital.
edital-de-extensao-2023-1-projeto-tecnopolitica-educativa-dee-faced-ufc