Nota de pesar – Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Data de publicação: 30 de setembro de 2023. Categoria: Notícias

É com muita tristeza que informamos a partida do Prof. Pe. Brendan Coleman Mc Donald, do Departamento de Fundamentos da Educação da UFC. Ingressou como docente no referido Departamento em 1985 e ocupou por duas vezes a Chefia do Departamento. Atuou também na Faculdade de Filosofia de Fortaleza (FAFIFOR), no Colégio Redendorista de Fortaleza, na Universidade Federal de Goiás e na Universidade Católica de Goiás.

O resumo de Currículo Lattes informa: “Possui graduação em Filosofia pela Universidade Nacional da Irlanda/Cluain Mhuire, Galway, Irlanda (1961) , graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Chuain Mhure – Galway, Irlanda (1965) , graduação em Filosofia Pura (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Dom Bosco – MG (1981) , graduaçãoo em Letras Modernas (Licenciatura Plena) pela Universidade Católica de Goiás (1973) , graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Católica de Goiás (1973) , especialização em Administração Escolar pela Universidade Católica de Goiás (1971) , especialização em Orientação Educacional pela Universidade Católica de Goiás (1970) , especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Católica de Goiás (1972) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1979), mestrado em Psicologia pela Pacífic Western University (1992) , doutorado em Psicologia (Ph.D) pela Pacific Western University (1996) , doutorado em Educação (Ph. D.) pela Universidade Nacional da Irlanda (1985) e doutorado em Teologia pela Fairfax University (2003) “.

NOTÍCIA DA CASA CENTRAL DOS REDENTORISTAS

“Pe. Brendan faz sua páscoa aos 86 anos. Natural da Irlanda morava no Brasil desde 1964.

Seguindo os ditames de Santo Afonso de Ligório, no Apostolado da Caneta, desde que chegou ao Brasil, ele publicou mais de mil artigos em jornais de grande circulação, a maioria deles tratando de questões religiosas, educacionais e da moralidade cristã. Em 1990 deu início à Pastoral Universitária na Arquidiocese de Fortaleza.

Como educador, o Pe. Brendan Coleman Mc Donald lecionou no Seminário Redentorista São José, em Vila Aurora, Goiânia, Goiás; foi professor de Ensino Religioso do Colégio Redentorista em Fortaleza, do qual foi vice-diretor e diretor pedagógico. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Conselho de Orientação do Ensino Religioso no Ceará (CONOERCE). Também foi professor da UFC, desde 2007.

Por vários anos foi corresponsável pelo programa semanal na televisão: “Falando Sério do Amor de Deus”. O programa era exibido na TVC”.

Informações do Sepultamento ⬇️

Domingo – velório à partir das 16h, no Centro de Formação. Às 20 h o corpo irá pra Igreja de São Raimundo Nonato, onde será celebrada a Missa de corpo presente às 9 h.