Português

Informações sobre o curso

O curso de graduação Pedagogia Bilíngue online, é uma iniciativa pioneira que objetiva formar professores/as e gestores/as educacionais, surdos/as e não-surdos/as, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural na modalidade online, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão escolar em espaços não formais.

O curso é proposto pelo governo federal e atende as demandas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência/ Plano Viver sem Limite- Decreto nº 7.612, de 17/11/2011. É uma parceria entre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e 12 instituições publicas de ensino superior distribuídas pelas 5 macrorregiões do Brasil.

A Universidade Federal do Ceará, através da Faculdade de Educação é um dos 13 polos do curso iniciado em fevereiro de 2018. A primeira turma é composta por 31 alunos, sendo 22 surdos e 8 ouvintes e o ingresso aconteceu através do Enem e de seleção pelo edital 02/2018 do INES. O curso prevê ainda o ingresso de mais 20 alunos por meio de transferência externa facultativa para a composição desta primeira turma. Também estão previstas a formação de mais 4 novas turmas com ingresso anual.

Atualmente o Polo UFC (FACED) conta com 12 professores mediadores e duas coordenadoras, as professoras Débora Vasconcelos e Renata Peixoto. Durante os dias da semana o polo oferece apoio ao discente através de um plantão (grupo de estudos, atividades em pequenos grupos, etc.), totalizando 48 horas semanais nos 3 diferentes turnos. Em alguns sábados ocorrem atividades obrigatórias e opcionais do curso.

Para mais informações sobre o curso: https://neoines.com.br/