Ateliê de Pintura Livre do Iprede: educação criadora na primeira infância

Resumo: O projeto de extensão Ateliê de Pintura Livre, ação integrante do Programa de Extensão Ateliê do Iprede, tem como objetivo geral promover a educação criadora na primeira infância através da pintura livre com crianças e familiares atendidos pelo Instituto da Primeira Infância – Iprede. Tem como referência principal o Closlieu, ateliê de pintura concebido pelo educador ALEMÃO Arno Stern, onde se realiza o “jogo de pintar”, espaço de livre expressão e criação artística das crianças e adultos. Inspira-se em Arno Stern (1974, 1978) ao propor um ateliê em que a arte infantil é premissa fundamental para o desenvolvimento na primeira infância, valorizando os universos plásticos da criança, que, por meio da pintura, elabora e expressa suas visões de mundo e seus aprendizados. O Ateliê de Pintura Livre constituirá espaço de imersão artística para crianças e adultos, possibilitando a livre expressão através da pintura, contribuindo para a formação sensível do público atendido pelo prede. Através das sessões de pintura será possível promover e estimular a educação criadora, abrindo portas de expressão e comunicação, importantes para o desenvolvimento na primeira infância. Espera-se dialogar e contribuir com os demais setores institucionais, trazendo a atividade artística como elemento de expressão e compreensão das crianças em seu processo de desenvolvimento.

Coordenadora: Luciane Germano Goldberg

Estudantes: Samuel Pinheiro, Mateus Rodrigues, Yuri Ay Picolo, Jessé Dantas, Diana Duarte, Agatha Creston, Liliane Santana.