Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Educação

Área do conteúdo

Pedagogia hospitalar: aspectos teóricos e ações didáticas na classe hospitalar

O presente projeto de extensão tem como eixo orientador conhecer as diretrizes políticas e pedagógicas do atendimento educacional hospitalar e, realizar estratégias pedagógicas que acontecem na classe hospitalar e nos leitos do Hospital Pediátrico do Câncer/Associação Peter Pan. Tal ação extensionista – Pedagogia hospitalar: aspectos teóricos e ações didáticas na classe hospitalar – se articula com a área de estudo da Educação Especial, que faz parte do eixo curricular do Curso de Pedagogia, principalmente com a disciplina de “PEDAGOGIA HOSPITALAR” que é ministrada para os alunos da graduação, o que proporcionará aos discentes e profissionais da educação, formação para atuar nessa subárea.

Dessa forma, as discussões estabelecidas nesse projeto terão como objetivo geral analisar as ações pedagógicas acerca do atendimento educacional que acontece na classe hospitalar e nos leitos, refletindo sobre as políticas públicas, as práticas pedagógicas e a formação docente para atuar nessa subárea do conhecimento. Assim como, oportunizar momento de reflexão, análise e compreensão do efeito dessa proposta na relação com a família; o aluno; a escola e a responsabilidade do Poder Público em viabilizar o proposto na legislação que estabelece o atendimento educacional hospitalar para crianças que estão impossibilitadas de frequentar a escola regular. As ações desenvolvidas nesse projeto proporcionarão aos discentes de Pedagogia, familiares das crianças hospitalizadas nas referidas instituições hospitalares e professores da escola pública do município de Fortaleza que participarão dos encontros de estudos a compreensão do Direito a educação para todos que se encontram hospitalizados e a formação especifica para atender a essa demanda. O projeto contará com a participação dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e dos professores da Rede de Ensino da Escola pública, o que contribuirá no desenvolvimento da formação dos mesmos, de modo que estes ampliem seus conhecimentos e suas potencialidades no tocante às reflexões teóricas e práticas que transformam o desempenho educacional. As ações do supracitado projeto acontecerão semanalmente nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, com a participação de aproximadamente 08 (oito) pessoas e duas vezes por semana no Hospital Pediátrico do Câncer A partir do desenvolvimento dessa ação extensionista, acredita-se que conseguiremos a construção de uma parceria entre os representantes da saúde, da Secretaria de Educação do Estado e município de Fortaleza com a Universidade Federal do Ceará/FACED, especificamente com seus docentes de pesquisa, que atuam na área da Educação Especial.

A construção dessa parceria se tornará essencial na medida em que, precisamos, como universidade, compartilhar; dialogar; estudar e investigar as práticas pedagógicas inclusivas que estão acontecendo no âmbito educacional. Com certeza, construiremos um trabalho de trocas conceituais, de concepções políticas e didáticas de como acontece a relação hospital, escola, comunidade e Poder Público

Coordenadora: Profª Dra. Robéria Vieira Barreto Gomes

Acessar Ir para o topo