Diálogos reflexivos sobre a prática pedagógica no ciclo de alfabetização

AÇÕES DO PROJETO

• Curso de Extensão Práticas Pedagógicas na Alfabetização Curso desenvolvido desde 2018 para professores da pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental, formadores, alunos e egressos do curso de Pedagogia. Tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no ciclo de alfabetização através do diálogo e reflexão teoria x prática. Nos anos de 2018 e 2019 desenvolveu-se de forma presencial com encontro de 15 em 15 dias as quintas-feiras, na Faculdade de Educação. Em 2020 e 2021 está ocorrendo de forma on line devido as medidas sanitárias adotadas em virtude da Pandemia da Covid-19. Com atividades síncronas e assíncronas. Através da plataforma moodle do Laboratório de Multimeios da Faced. O curso é ministrado de forma voluntária por professoras da rede pública sob a coordenação da professora Maria José Barbosa. As inscrições são abertas no início do primeiro semestre e desenvolve-se até dezembro. Com carga horária de 160 h/a.

• Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização – GEPA Grupo formado por professoras e formadoras da rede pública com o objetivo de aprofundar estudos em alfabetização, através do aprofundamento em obras de teóricas nacionais e internacionais, como: Magda Soares, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Ana Luísa Smolka. Além de acompanhar os documentos oficiais que se reportem a alfabetização. Também realiza pesquisas voltadas para as práticas de alfabetização e a atuação dos professores alfabetizadores. Incentivando aos seus membros o estudo e a pesquisa, o que tem ocorrido de maneira satisfatória, com muitos trabalhos apresentados em encontros nacionais e internacionais, além de publicações em periódicos, anais de eventos e livros. Promove conforme a necessidade Os encontros do grupo são mensais e os membros são responsáveis pela condução dos momentos de estudo. Em 2020 realizamos uma pesquisa sobre a percepção das professoras sobre o ensino remoto, os resultados foram publicados no e-book: O olhar das professoras para o ensino durante o isolamento social. Em 2021 estamos realizando estudos para uma pesquisa com cunho etnográfico sobre fatores que contribuem para a constituição das práticas alfabetizadoras na pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental. As inscrições para o grupo são realizadas no primeiro semestre do ano.

• Encontro de Alfabetização e Letramento: Práticas e Reflexões Evento realizado desde o ano de 2018 como ação final do projeto. Estamos na 3ª edição. Na oportunidade professores e alunos do curso de Pedagogia apresentam trabalhos orais, posters, participam de palestras e oficinas voltadas para alfabetização. Ocorre em dezembro e é aberto a todos os interessados.

Coordenadora: Profª Drª Maria José Barbosa

Setor de Estudo: Letramento e Alfabetização e Educação Especial