Atendimento Pedagógico no HUWC/UFC: aprendendo na brinquedoteca e no leito

O presente projeto de extensão tem como eixo orientador conhecer as diretrizes políticas e pedagógicas do atendimento hospitalar realizado no leito e na brinquedoteca na Pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio, principalmente no que se refere ao Atendimento Educacional Hospitalar desenvolvido pela supracitada instituição. Tal ação extensionista – atendimento educacional hospitalar: brinquedoteca e leitos – se articula com a área de estudo da Educação Especial, que faz parte do eixo curricular do Curso de Pedagogia, no que proporcionará aos discentes e profissionais da educação, formação para atuar nessa subárea.

Dessa forma, as discussões estabelecidas nesse projeto de extensão terão como objetivo geral analisar e realizar ações educacionais acerca do atendimento educacional, que acontece na brinquedoteca e no leito, refletindo sobre as políticas públicas, as práticas pedagógicas e a formação docente para atuar nesse ambiente não escolar. Assim como, oportunizar momento de reflexão, análise e compreensão do efeito dessa proposta na relação com a família; o aluno hospitalizado; a escola e a responsabilidade do Poder Público em viabilizar o proposto na legislação que estabelece o atendimento educacional hospitalar para crianças que estão impossibilitadas de frequentar a escola regular.

O projeto contará com a participação dos discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, o que contribuirá no desenvolvimento da formação dos mesmos, de modo que estes ampliem seus conhecimentos e suas potencialidades no tocante às reflexões teóricas e práticas que transformam o desempenho educacional. As ações do supracitado projeto acontecerão semanalmente nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, com a participação de alunos da Pedagogia, preferencialmente os que cursaram a disciplina de Pedagogia Hospitalar, e duas vezes durante a semana nas dependências da Pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio, no horário da tarde (14h às 16h30min).

A partir do desenvolvimento dessa ação extensionista, acredita-se que conseguiremos a construção de uma parceria entre os representantes da saúde e da Universidade Federal do Ceará/FACED do Curso de Pedagogia, especificamente com seus docentes de pesquisa, que atuam na área da Educação Especial. A construção dessa parceria se tornará essencial na medida em que, precisamos, como universidade, compartilhar; dialogar;estudar e investigar as práticas pedagógicas inclusivas que estão acontecendo no âmbito educacional. Com certeza, construiremos um trabalho de trocas conceituais, de concepções políticas e didáticas de como acontece a relação hospital, escola, comunidade e Poder Público. Espera-se, ao final do processo, estabelecer uma relação reflexiva e aprofundamento dessa temática.

Coordenadora: Profª Dra. Robéria Vieira Barreto Gomes

Contato: roberia.vieira@ufc.br