Estudante de Pedagogia publica artigo sobre ensino remoto em livro com conselho editorial

Data de publicação: 21 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

A estudante do curso de Pedagogia, Ester Feijó Lopes, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em agosto/2021, sendo aprovada, com recomendação da Banca Examinadora para que publicasse o resultado de seu estudo.

Momento da Defesa de TCC de Ester Feijó Lopes, cujos membros da Banca Examinadora foram os professores doutores Hermínio Borges Neto e Antonia Lis de Maria Martins Torres do Multimeios/FACED/UFC.

A partir da sugestão da comissão, o professor orientador de TCC, Prof. Dr. Alex Sandro Coitinho Sant’Ana (DEE/FACED/UFC), investigou e descobriu então uma oportunidade de publicação em livro digital ou eBook, cuja temática sobre educação no século 21 se mostrou pertinente. Houve necessidade de adequações, e em coautoria com a discente foi possível um engajamento acadêmico na escrita necessária que viabilizasse a submissão do trabalho, em formato de artigo, em edital de seleção aberto pela editora UNIEDUSUL, ainda no final de agosto/2021.

Já em setembro, a estudante de graduação teve a grata surpresa de obter o aceite e, em seguida, uma Declaração de Publicação do artigo, intitulado “A atuação do professor do 5º ano do Ensino Fundamental no contexto do ensino remoto em tempos de pandemia“, aprovado após avaliação cega pelos membros do Conselho Editorial, e ainda com a seguinte menção do Editor-Chefe: “Agradeço a escolha pela Editora UNIEDUSUL como meio de transmitir ao público científico e acadêmico o trabalho e parabenizo os autores pelo aceite de publicação”.

Declaração de Publicação emitida pela Editora

Sobre este fato acadêmico, comenta o professor do Departamento de Estudos Especializados (DEE/FACED) que “após contrair a COVID-19 em março/2021, no final de um período letivo, e ter me sentido emocionalmente abalado, com a saúde progressivamente frágil, mas me esforçando para concluir da melhor forma possível o semestre, nos meses seguintes, felizmente, consegui superar progressivamente o ocorrido. Hoje me sinto revigorado e realizado academicamente com esta publicação de uma estudante de graduação em Pedagogia da FACED/UFC. Trata-se de um fazer acadêmico que nos engajamos já no final de outro período letivo, que todos sabem o quão cansativo geralmente o é. A minha maior motivação em realizar meu trabalho docente é quando constato o progresso de estudantes como ela, indo além da sala de aula tradicional, seja por meio de publicações em eventos, livros e/ou periódicos, ou ainda por meio de interações com a comunidade externa por meio da extensão universitária, que em breve fará parte da carga horária do currículo de cursos de graduação”, comentou o docente.

Após apreciação e aprovação, eis que foi publicado o artigo em livro digital, também conhecido como eBook, que possui inclusive o supracitado Conselho Editorial, composto por professores de diferentes universidades. Sobre este fato, comenta a estudante Ester que “foi uma satisfação abordar este tema, pois sinto que assim a FACED/UFC se aproxima mais da comunidade escolar, especialmente dos professores da Educação Básica nesse caso, que se esforçaram em fazer o melhor possível em suas práticas educativas no contexto da pandemia. Embora tenha ocorrido um enfoque em uma determinada etapa da Educação Básica, acredito que algumas considerações na escrita tendem a valorizar o engajamento dos educadores de modo geral, que mesmo em circunstâncias adversas projetaram variados sentidos de como é ser um professor no ensino remoto”.

Capa do livro digital ou eBook contendo o artigo da discente

O referido artigo publicado é um dentre outros demonstrativos da atuação de discentes e servidores docentes e técnico-administrativos da FACED/UFC durante os períodos de letivos ocorridos por meio do ensino remoto. O conteúdo do trabalho revela ainda o engajamento de professores da Educação Básica que buscavam realizar o melhor trabalho docente possível diante dos inúmeros desafios enfrentados. A publicação se torna assim um misto de realização acadêmica e valorização da experiência vivida pelos educadores em tempos de pandemia. O livro digital ou eBook contendo o artigo está disponível gratuitamente para ser acessado ou baixado no site da editora, especificamente no seguinte link: