SEMINÁRIO MARX 200 ANOS: A ATUALIDADE DA FILOSOFIA DA PRÁXIS

Data de publicação: 25 de abril de 2018. Categoria: Notícias

Nascido em 1818 na cidade de Trevis, Alemanha, o mais genial pensador de todos os tempos e dirigente do proletariado internacional, Karl Marx, foi o fundador de uma filosofia inaudita e original que fundamenta a tática e a estratégia de luta dos trabalhadores pela sua emancipação. Seu pensamento completo e profundo que serve de guia teórico-prático inspira a ação práxica transformadora do mundo e suas contradições, com a sua visão ativa da filosofia. Pois para ele, “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. De acordo com Engels no discurso diante do túmulo, Marx “morreu venerado e querido, chorado por milhões de trabalhadores da causa revolucionária. Seu nome viverá através dos séculos e, com ele, sua obra”. Sua obra indelével continua e deve continuar inspirando a organização e a luta dos subalternos para decifrar o enigma do capitalismo e buscar superá-lo, antes de sermos por ele devorados. Nesse viés, que em homenagem aos seus 200 anos de nascimento e à grandeza do seu pensamento, o GGramsci (Grupo de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci) realiza o Seminário Marx 200 anos – a atualidade da filosofia da práxis, de 09 a 11 de maio na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.

Na abertura do evento contaremos com a presença de Gianni Fresu que lançará seu livro Fascismo e Antifascismo – nas trincheiras do Ocidente e debaterá Luta de classes, Fascismo e Revolução.

Confira a programação completa e realize sua inscrição pelo formulário online: https://bit.ly/2pCDksz

Mais informações podem ser encontradas em:

www.facebook.com/GGramsci.UFC
bicentenariomarx@gmail.com