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Ribeira do Cocó (FACED) na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas (PE)

Data da publicação: 6 de agosto de 2025 Categoria: Notícias

O projeto de extensão “Ribeira do Cocó: entre o mar e o mangue, as artes, o cultivo da terra e as culturas infantis” é desenvolvido como uma ação curricular em Comunidades de Saberes (ACCS). Suas principais ações acontecem na comunidade do caça e pesca, localizada na Foz do Rio Cocó, em Fortaleza (CE), e incluem atividades de arte-educação, consciência ecológica e valorização dos saberes tradicionais. Um dos eixos principais do projeto é reconhecer e fortalecer os saberes populares, estimular as práticas de sustentabilidade ambiental e promover experiências educativas, inspiradas na pedagogia Waldorf. Entre os dias 13 e 18 de julho, a bolsista do projeto e estudante de pedagogia, Larissa Marques, juntamente com a professora orientadora Dra. Jeannette Filomeno, docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), participaram do 4° encontro com as Artes, a luta, os saberes e os sabores da comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, em Pernambuco. Durante o evento, participaram de oficinas com foco na relação das crianças com a terra, desenvolvidas na escola municipal Quilombola José Néu de Carvalho e na creche Maria Auxiliadora de Jesus. Na escola municipal Quilombola José Néu de Carvalho foi realizada uma oficina de arte/plantio, na qual as crianças, de 4 anos de idade, utilizaram garrafas pets para criação de vasos ecológicos e plantaram coentro, também utilizando o próprio espaço da escola como ambiente de cultivo. Já na creche Maria Auxiliadora de Jesus foram desenvolvidas atividades lúdicas com crianças de 1 a 2 anos, por meio da oficina “brincadeira de criança como é bom”, proporcionando experiências sensoriais e de exploração corporal em contato direto com o solo, reforçando os vínculos entre natureza, imaginação e desenvolvimento infantil. A participação no encontro ampliou os horizontes de atuação do projeto Ribeira do Cocó, fortalecendo redes de colaboração e aprendizados entre territórios e contextos sociais.

 

Fonte: Maria Larissa Nascimento Marques e Jeannette Filomeno Pouchain Ramos

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