Dandara: narrativas teatrais antirracistas e formação de professores
Tipo de atividade: Extensão
O PROJETO DANDARA é uma ação com o intuito de fomentar e desenvolver práticas pedagógicas antirracistas nos cursos de formação de professores, envolvendo estudantes de cursos como as licenciaturas em teatro, música e pedagogia. As ações estão alinhadas com a ação de sensibilizar e formar educadores para combater o racismo estrutural na nossa sociedade, com base atrelada a narrativas teatrais e contação de histórias e ampliação cultural da literatura, lendas e histórias dos povos africanos e povos originários do Brasil. A universidade só tem abordado na formação dos alunos cognição, afetividade e corporeidade, estética de forma isolada, sendo o principal papel da arte-educação a crítica, a compreensão do ser humano total, omnilateral. Compreende-se que os sujeitos envolvidos, especialmente crianças, professores e alunos, são seres omnilaterais, e que, além do pensamento e da cognição, são possuidores de um corpo e de sentimentos, de emoções, capazes de desenvolver diferentes atitudes e tomar diferentes direções na sua vida, e a arte é um caminho para pensarmos a transformação social. Entende-se que a compreensão crítica das relações etnico-raciais e o combate ao racismo não se restringem ao conteúdo programático e a grade curricular do curso, mas no desenvolvimento de ações articuladas ao conhecimento-ação-reflexão que caracterizam a práxis pedagógica e devem guiar a formação dos professores e as práticas pedagógicas.
Dias e Horários dos Encontros: Quartas 18 horas e Sextas 14 horas
Local dos encontros: Sala 01 ou Brinquedoteca/FACED
Docente (s) responsável (s): Profa. Jakeline Alencar Andrade e Prof. Alexandre Santiago da Costa
E-mail: jakeline@ufc.br ou santiagoalexandredacosta@gmail.com
Redes sociais da ação: https://www.instagram.com/proj.dandara.ufc/
