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Práticas pedagógicas para Educação Especial inclusiva na Educação infantil: organização da ação docente para Atenção Precoce à infância

Tipo de atividade: Extensão

A presente proposta se insere no contexto da recente legislação brasileira, em especial a Lei nº 14.880/2024, que institui a Política Nacional de Atendimento Educacional Especializado para crianças de 0 a 3 anos (Atenção Precoce), com prioridade às que apresentam deficiência ou risco no desenvolvimento. Com base nesse marco legal e nas novas Diretrizes Nacionais e Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil (2024), propõe-se a realização de um curso de formação continuada, como ação de extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX/UFC – Pró-Inclusão), destinado a 800 educadores da rede pública de ensino do estado do Ceará.

O curso tem como foco promover o fortalecimento das práticas inclusivas na educação infantil, especialmente no que se refere ao atendimento educacional especializado de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. A formação será pautada em referenciais teóricos nacionais e internacionais sobre atenção precoce e desenvolvimento infantil, enfatizando a intersetorialidade entre educação, saúde e assistência social.

Objetivos da proposta:

Capacitar professores de creches, pré-escolas e AEE para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil; Identificar crianças apoiadas pela Educação Especial ou em risco de desenvolvimento nas instituições públicas de educação infantil; Organizar redes de apoio com base nos contextos culturais da criança: escola, família e comunidade; Apoiar famílias e professores no acesso a recursos dos sistemas públicos de saúde, educação e assistência social; Estruturar sistemas locais de atenção precoce na infância, promovendo articulação intersetorial; Apresentar a atenção precoce como instrumento de fortalecimento das políticas públicas de inclusão na primeira infância; Compreender os processos de identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE e seus impactos no desenvolvimento infantil; Promover a elaboração de materiais didáticos acessíveis que subsidiem práticas pedagógicas inclusivas; Estimular a troca de experiências e saberes entre os participantes do curso; A proposta visa contribuir para a construção de uma educação infantil mais justa, inclusiva e comprometida com o desenvolvimento integral das crianças, conforme preconizado pela legislação educacional vigente.

Dias e Horários dos Encontros: Curso Semipresencial

Local dos encontros: Nas CREDES de ensino

Docente (s) responsável (s): Profa. Francisca Geny Lustosa

E-mail: franciscageny@yahoo.com.br

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