Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Educação

Área do conteúdo

Chamada para submissão de artigos – 2025 (DOSSIÊ) – DIÁLOGOS EPISTÊMICOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, HISTORICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Data da publicação: 21 de março de 2025 Categoria: Notícias

CHAMADA PARA SUBMISSÃO

DOSSIÊ NA REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE – FACED-UFC, v. 47, n. 95, 2025. 

DOSSIÊ TEMÁTICO

DIÁLOGOS EPISTÊMICOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, HISTORICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 

APRESENTAÇÃO

A Revista Educação em Debate tem a satisfação de apresentar o dossiê temático Diálogos epistêmicos em Filosofia e Educação: desafios contemporâneos, historicidade e práticas pedagógicas. Este dossiê objetiva promover uma reflexão sobre as múltiplas interações entre Filosofia e Educação, considerando os fundamentos filosóficos da educação, bem como a historicidade das concepções pedagógicas, os desafios enfrentados no cenário educacional atual e as práticas que emergem dessas interações.

A relação entre Filosofia e Educação tem sido fundamental para a construção do pensamento crítico e para a formulação de paradigmas que orientam a formação humana e o desenvolvimento social. Nesse sentido, o dossiê se propõe a reunir pesquisas que problematizem os fundamentos filosóficos e epistemológicos da Educação, bem como suas articulações com os desafios políticos, sociais e culturais da contemporaneidade.

Os artigos aqui apresentados devem abordar questões como as seguintes: a influência de diferentes correntes filosóficas na Educação, os desdobramentos das teorias pedagógicas no ensino formal e informal, o impacto das políticas educacionais na constituição do conhecimento, além de experiências inovadoras e reflexões críticas sobre práticas docentes.

EIXOS TEMÁTICOS

  1. Filosofia e Educação: a influência dos paradigmas filosóficos na construção do conhecimento pedagógico.
  2. Historicidade do Pensamento Educacional: transformações e permanências das concepções filosóficas na educação ao longo da história.
  3. Práticas Pedagógicas e Filosofia Contemporânea: novas abordagens e desafios para o ensino na era digital.
  4. Contribuições da Filosofia para a Educação em diferentes períodos históricos.
  5. História das Instituições Escolares: o desenvolvimento das escolas como espaços de formação e socialização ao longo dos séculos numa perspectiva filosófica.
  6. Políticas Educacionais Contemporâneas: análises e impactos das diretrizes educacionais no cenário atual do ponto de vista filosófico.

ORGANIZADORES DO DOSSIÊ

▪️ Prof.ª Dr.ª Maria João Mogarro – Universidade de Lisboa – ULisboa – Lisboa – Portugal

▪️ Prof.ª Dr.ª Erbenia Maria Girão Ricarte – Universidade Federal do Ceará – UFC – Fortaleza – Brasil

▪️ Prof. Dr. Flávio Chaves Muniz – Universidade Estadual do Ceará – UAB/UECE – Fortaleza – Brasil

EDITORA-CHEFE

Prof.ª Dr.ª Fátima Maria Nobre Lopes – Universidade Federal do Ceará – UFC – Fortaleza – Brasil

PRAZO PARA ENVIO DOS TEXTOS

20 de junho de 2025

NORMAS EDITORIAIS A SEREM SEGUIDAS

Os artigos devem ser inéditos e estar em conformidade com as normas da revista:

http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions

Os artigos devem ser formatados conforme template disponível no seguinte link:

http://www.periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions

ENVIO DOS TEXTOS PARA O E-MAIL 

reducacaoemdebateufc@gamil.com

OBSERVAÇÕES 

  1. Ao enviar o artigo para o e-mail acima, colocar no campo “Assunto” o nome “Dossiê 2025”.
  1. Se o artigo enviado estiver fora da temática do dossiê, ele será direcionado para o fluxo contínuo da revista, porém o autor será informado disso para fins de sua anuência.
  1. Continuamos, porém, recebendo artigos no fluxo contínuo referentes ao v. 47, n. 94, de 2025 da revista Educação em Debate – FACED-UFC.

 

FONTE:

https://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/announcement/view/568

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo