1º CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO OFERTADO PELA UFC

Data de publicação: 11 de março de 2024. Categoria: Notícias

A CAPES em conjunto com o MEC aprovou a criação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo- Parfor Equidade, vinculado à Faculdade de Educação FACED e será desenvolvido em municípios polo, de acordo com a demanda. Trata-se de uma conquista da classe trabalhadora!
O PARFOR EQUIDADE- Edital nº 23/2023- é uma ação especial realizada no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) gerido pela CAPES. O curso tem como público alvo os educadores do campo, abrangendo professores, gestores e técnicos da Educação Básica que atuam nas escolas do campo e que não possuem curso superior em nível de Licenciatura, ou que buscam uma segunda graduação na área de Educação do Campo, bem como jovens e adultos camponeses egressos dos Centros de Formação por Alternância, CEFFAs, assentados da reforma agrária, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, etc. que tenham concluído o Ensino Médio e que desejam ingressar na carreira docente nas escolas do campo.
Nas definições para a criação do Curso, além dos professores que compõem a Comissão de Elaboração, houve a participação do Fórum Cearense de Educação do Campo, Indígenas, Quilombolas, das Águas e Semiárido, O MST, a FETRAECE e outras instituições que tratam sobre a Questão Agrária e Educação.
No Ceará no primeiro ano, o curso ofertará 95 vagas com previsão de início em agosto de 2024. O grande diferencial do curso é que os estudantes indígenas, pardos, pretos, quilombolas e das populações do campo, assim como pessoas surdas e do público-alvo da educação especial, matriculados em cursos do PARFOR EQUIDADE, farão jus ao recebimento de bolsa de estudos mensais, no valor de R$ 700,00 (setecentos reais).
Além do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, serão ofertadas vagas pela FACED, para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, para professores das classes multisseriadas do campo, indígenas e quilombolas e o Curso de Especialização em Educação do Campo e Pedagogia Histórico-Crítica: Escola da Terra.
Clarice Zientarski