Projeto Mídias Digitais na Educação

Data de publicação: 11 de setembro de 2019. Categoria: Notícias

Recursos educacionais digitais desenvolvidos por estudantes e pesquisadores da UFC são premiados durante congresso em Recife.

Trabalho do Projeto Mídias Digitais na Educação, uma parceria do PROATIVA e LME com financiamento do MEC é premiado no IV Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E). O evento foi realizado de 28 a 30 de agosto, em Recife (PE).

2º Lugar
Demonstração: Divertix: um recurso educacional digital para a aprendizagem da Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O jogo “Divertix” alcançou o segundo lugar da categoria Recurso Educacional Digital (RED), que premia softwares, jogos e aplicativos que apoiem os processos de ensino e aprendizagem. O “Divertix” foi produzido por Joyce Sousa, Lídya Monteiro e Márcia Medeiros, colaboradoras do PROATIVA; Antonio Nathan Souza, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais; Danilo de Souza, mestrando em Educação da FACED; pela Profª Juscileide Braga de Castro, da Faculdade de Educação; assim como pelos professores Maria de Fátima Costa e José Aires, do Instituto UFC Virtual.

3º Lugar
Demonstração: “Qual é o seu pedido?”
O produto foi o terceiro colocado também na categoria Recurso Educacional Digital. A produção foi de Mércia Valéria Figueiredo e Rayssa Hitzschky, da Faculdade de Educação; Danilo Coelho Sousa, colaborador do PROATIVA; Gilson Gomes, colaborador do LME, e dos professores Raquel Santiago e José Aires, do Instituto UFC Virtual.

Os pesquisadores e estudantes são vinculados ao Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e ao Laboratório de Mídias Eletrônicas (LME). O grupo e o laboratório reúnem estudantes de diversas áreas (Pedagogia, Licenciaturas em Língua Portuguesa e Matemática, Sistemas e Mídias Digitais) com o objetivo de criar recursos educacionais que tornem o ensino básico mais atraente e melhorem a aprendizagem.

FONTE: Profª Juscileide Braga de Castro, da Faculdade de Educação