Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Educação

Área do conteúdo

SOLENIDADE DE RENOMEAÇÃO DO AUDITÓRIO DA FACED

Data da publicação: 20 de maio de 2025 Categoria: Notícias

No dia 19 de maio de 2025, ocorreu, como parte da programação da Semana de Pedagogia, a solenidade de renomeação do Auditório Faculdade de Educação que passou a ser denominado Auditório Paulo Freire. A solenidade contou com a presença do Magnífico Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, gestores da Administração Superior e Administração Acadêmica, bem como, Direção da FACED, discentes, docentes e TAEs.

Sobre Paulo Freire e a importância da denominação do auditório com seu nome, a profa. Heulália Charallo Rafante assim se manifestou em seu voto no CONSUNI:

” Suas principais contribuições são o conceito de “educação libertadora“; a abordagem da alfabetização crítica; a importância da conscientização crítica como um elemento-chave da educação; o desenvolvimento do diálogo e da participação como postulado orientador do encontro pedagógico entre educadores/as e educandos/as; a educação popular voltada para o empoderamento de grupos marginalizados e desfavorecidos socioeconomicamente. Sua importância é reconhecida na alfabetização de adultos, na promoção da educação popular, na transformação do ensino em todos os níveis, na influência nas reformas educacionais e no reconhecimento internacional. Sua influência marca fortemente a formação de professores/as no Brasil, proporcionando a transformação da prática educacional e da pedagogia no país. Seu legado fundamenta os princípios norteadores dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia da FACED, que preconizam uma formação crítico-reflexiva ancorada no diálogo, no trabalho colaborativo e nos conhecimentos prévios dos estudantes. E suas obras são abordadas nos componentes curriculares dos cursos da FACED, fundamentando as pesquisas que resultam em Trabalhos de Conclusão de Curso, teses, dissertações, artigos, livros e capítulos de livros, que são elaborados nos cursos de graduação e de pós-graduação desta Unidade Acadêmica. Por tudo isso, sua vida e obra incomodaram e incomodam as classes dominantes. Paulo Freire foi perseguido durante a ditadura civil-militar no Brasil, quando foi preso por “70 dias e exilado por 16 anos, sendo considerado traidor” (MEC, s.d., n.p.). Foi anistiado em 26 de novembro de 2009, durante o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Brasília. Em 2012, o governo de Dilma Rousseff declarou, por meio da Lei n. 12.612, Paulo Freire como “Patrono da Educação Brasileira”. Todavia, setores conservadores e reacionários continuam atacando a memória de Paulo Freire. Em 2020, tais setores buscaram retirar o Mural de Paulo Freire, instalado no Ministério da Educação. Diante dos ataques, a Justiça Federal do Rio de Janeiro proibiu “o governo federal de ‘praticar qualquer ato institucional atentatório à dignidade intelectual’ de Paulo Freire’”. (MARTINS, 2021, s.p.). Por fim, a comunidade da FACED argumenta que mudar o nome do auditório da FACED para Auditório Paulo Freire demarca uma posição epistemológica e política de enfrentamento contra os ataques à democracia, à educação, às universidades públicas e ao educador Paulo Freire.”

 

 

 

 

LEIA

https://www.ufc.br/noticias/19435-paulo-freire-ufc-realiza-solenidade-de-renomeacao-do-auditorio-da-faculdade-de-educacao

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo